sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindicância identifica servidor que descartou 11 fetos em Várzea Grande

PUBLICIDADE

Os onze fetos encontrados por volta de 8h00 de domingo em um aterro sanitário de Várzea Grande foram colocados junto ao material de descarte administrativo por uma servidora do Pronto Socorro Municipal da cidade. Foi o que apurou a Comissão de Sindicância criada pela direção do hospital. Há suspeita de sabotagem à administração do município e ao pronto socorro.

Comunicado de que uma catadora de lixo havia encontrado pela manhã vários fetos humanos na área de depósito de lixo de Várzea Grande, o prefeito Murilo Domingos determinou apuração criteriosa e imediata ao superintendente da Fundação de Saúde do município e secretário de Saúde, Reinaldo Della Pasqua. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Desde as primeiras horas da manhã de domingo o secretário de Saúde, Reinaldo Della Pasqua, o administrador do hospital, João Santana Botelho, e o secretário de Comunicação do município, Jeverson Missias, trataram de percorrer as redações dos jornais e tvs, no sentido de dar informações sobre todos os procedimentos adotados pelo Pronto Socorro no que tange ao descarte de “materiais ligados ao ser humano”. Ao mesmo tempo, a Comissão de Sindicância instalada passou a levantar a rotina vivida pelo hospital no sábado (26). O secretário de Serviços Públicos do município, Benedito Pinto, convocou servidores responsáveis pelas rotas de coleta de lixo, descobrindo que o lixo hospitalar (acondicionado em setor específico) não havia sido coletado no dia anterior. Portanto a suspeita é que os fetos foram colocados propositalmente em um local com o lixo domiciliar. Não estavam em sacos brancos identificados como de material hospitalar – como é norma do hospital que inclusive tem controle destas embalagens. Questiona se ainda, o fato de material administrativo (solicitação de exames com nomes e assinaturas de médicos) fazerem parte dos descartes.

Por volta de 15h00, a comissão já havia chegado ao nome da suposta pessoa, que contrariando todos os procedimentos adotas pelo hospital, haveria feito a tal “limpeza” em uma sala próxima ao centro cirurgico.

Diante das informações, Della Pasqua requereu que se ouvisse servidores da limpeza, quando foi relatado o fato envolvendo uma servidora da área de enfermagem. Ela teria feito “uma limpeza” na sala onde estavam os fetos, que são mantidos em formalina pelo tempo que for necessário. A Comissão de Sindicância se reuniu no início da noite no Pronto Socorro para tomar depoimentos, inclusive da pessoa apontada. Ela assumiu alegando erro. O material contudo não foi prejudicado e está no Instituto Médico Legal de Cuiabá. Os fetos, num total de onze (as demais embalagens em tamanhos pequenos contém materiais humanos descartáveis).

O relatório final será encaminhado ao delegado de Polícia responsável pela investigação, que irá intima-la nesta segunda-feira (28).

Estranheza – O que teria levado uma servidora do pronto socorro do município a colocar em sacos de lixo comum (pretos), fetos e materiais coletados para exames? O questionamento tem sido feito por várias pessoas ligadas à administração e se levanta a suspeita de que o fato pode ter alguma conotação política.
Conhecedora dos procedimentos e rotinas hospitalares, a pessoa apontada como responsável pelo descarte dos 11 fetos está há quase duas décadas lotada como servidora pública municipal. Contudo, sua função junto ao hospital não era de serviço de limpeza ou muito menos deliberação sobre o que fazer nesta área.

Para o secretário de Comunicação do município, Jeverson Missias, “há de se investigar a extensão e o grau de conotação política que possa estar envolvendo o fato”. Ele avalia que a atual administração mais tem sido bombardeada por acusações que conseguido espaço para mostrar o que tem sido feito de bom.

“Até que se prove em contrário, vamos investigar de onde partiu a ordem para a servidora fazer a tal limpeza e se era para se chegar a tanto” – frisa Missias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE