A Sicredi Ouro Verde MT e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde renovaram, hoje, a parceria para o desenvolvimento do programa A União Faz a Vida, que chega ao 11º ano de atividades no município. Nos últimos 10 anos de trabalho em Lucas do Rio Verde, foram desenvolvidos mais de 800 projetos, que ampliaram a vivência de valores como cooperação e cidadania entre alunos, pais e educadores.
Para a secretária de Educação, Cleusa Marchezan de Marco, uma das contribuições do programa é instigar os profissionais da educação a saírem da escola e desenvolverem projetos junto com a comunidade. “Para 2017, esperamos que o programa continue contribuindo para dinamizar o projeto pedagógico do município, ampliando as oportunidades de aprendizado dos alunos”, destacou, reforçando que os valores de cooperação e cidadania, princípios do programa, são os mesmos valores que a gestão municipal acredita que precisam ser desenvolvidos nas escolas.
O programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, gerido pela Fundação Sicredi, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios. Conforme explica o presidente da Sicredi Ouro Verde, Eledir Pedro Techio, o programa tem em sua essência uma metodologia para desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. “Em Lucas do Rio Verde, nós já começamos a perceber os resultados do trabalho desenvolvido ao longo dos anos, pois as crianças que começaram no programa são adultos já atuantes na sociedade. Por isso é tão importante a manutenção destes investimentos em educação para transformarmos a sociedade”, ressalta Eledir.
Na avaliação do prefeito Luiz Binotti, investir em educação de crianças e adolescentes é o principal caminho para enfrentados pela sociedade atual. “Eu acredito muito na educação e acredito que o país só vai melhorar por meio da educação. E parcerias como essa são mais uma contribuição para melhorarmos a nossa educação, começando pelas crianças”, observou.
Em 2016, o programa envolveu cerca de 600 professores, em 20 escolas, e 15 mil alunos, o maior público dos nove municípios de Mato Grosso em que a cooperativa desenvolve o trabalho, com projetos perpassando diversos temas, como respeito ao meio ambiente, alimentação saudável, leitura e valores como solidariedade, diálogo e justiça.
A preparação da comunidade escolar para o desenvolvimento do programa este ano prevê a realização de três encontros de formação com coordenadores escolares, um encontro para diretores e coordenadores, duas oficinas para professores, uma palestra, dois encontros com conselhos de pais e líderes religiosos e duas assessorias em cada escola.
Além dos professores, coordenadores, gestores, assessores pedagógicos, comunidade escolar em geral e as famílias, o programa recebe o apoio de empresas locais – chamadas de apoiadores – que também acreditam na valiosa contribuição que a educação cidadã pode trazer para a sociedade. Em Lucas do Rio Verde, o programa recebe o apoio da Eletromóveis Martinello, Amazônia Máquinas, Binotti Armazéns Gerais, Dassoler, Fiagril, Grupo Ciriema, Bassani Móveis e Jornal Folha Verde.