A cooperativa Sicredi Celeiro MT/RR está entre as cooperativas brasileiras com melhor desempenho em governança e gestão, segundo o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), iniciativa nacional do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). A conquista do ouro na categoria Excelência foi revelada em cerimônia realizada nesta terça-feira (09), em Brasília. A cooperativa chega ao ciclo 2025 com um histórico que chama atenção: desde 2015 evolui de forma contínua nas avaliações, com reconhecimentos em todos os ciclos. Neste, a cooperativa participou integrando o grupo de maior qualificação do programa, formado pelas categorias Bronze, Prata e Ouro, reforçando a trajetória de aprimoramento que vem construindo ao longo dos últimos anos.
O PDGC é hoje a principal ferramenta de medição da maturidade de gestão no cooperativismo, apoiada em um Diagnóstico Assistido que orienta o entendimento dos processos gerenciais e incentiva boas práticas de governança. Na cooperativa, essa evolução se relaciona diretamente ao envolvimento das equipes, já que o programa incentiva a construção participativa da gestão, com as pessoas no centro das decisões.
Para o presidente da cooperativa, Laercio Pedro Lenz, o PDGC funciona como uma bússola estratégica para o desenvolvimento institucional. “A cooperativa busca aprimorar cada vez mais o modelo de governança e gestão, sempre tendo as pessoas ao centro. O diagnóstico do PDGC nos orienta para o aperfeiçoamento dos processos, trazendo exemplos de boas práticas e evidências de outras instituições que fazem sentido para a nossa realidade”, explica.
Ele acrescenta que o reconhecimento fortalece o compromisso de evoluir continuamente. “Este é um momento especial para a nossa cooperativa, porque reforça o quanto avançamos na adoção e no desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão”, resume.
Já o diretor executivo, Marcio Luiz de Abreu, ressalta que a premiação reconhece o trabalho contínuo da instituição e o engajamento das equipes. “O prêmio representa o reconhecimento de nossa excelência e diretrizes que a cooperativa adotou para evoluir e valorizar nossa gente. Hoje somos em mais de 180 mil associados e mais de 800 colaboradores. Buscamos aprimorar cada vez mais o nosso trabalho em equipe para levarmos o espírito cooperativista para mais pessoas”, afirma.
Para ele, cada ciclo fortalece a gestão e confirma o compromisso que compartilha com colaboradores e associados, de atuar com segurança e transparência nas comunidades onde a cooperativa está presente.
Ao longo dos últimos anos, a cooperativa acumula resultados que indicam amadurecimento do modelo de gestão. Começou sendo prata no nível inicial em 2015, avançou sendo ouro em Compromisso com a Excelência em 2017 e, em 2019 e 2021 conquistou prata em Rumo à Excelência e mais recentemente, em 2023, foi Ouro na categoria Rumo à Excelência, se destacando em meio a 56 cooperativas premiadas em todo o país. A participação contínua mostra que os ajustes internos, desde processos administrativos até a integração das equipes, têm se refletido na evolução das ações da cooperativa.


