Músicas emocionantes, românticas e até as mais animadas, que faziam o público cantar mais alto a cada nota. Este era o cenário do show de Luan Santana, na última sexta-feira em Sinop, que recebeu mais de 3 mil pessoas de toda a região em prol de uma bela causa, que engrandeceu ainda mais o evento.
Organizado pela Associação dos Voluntários do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte do Mato Grosso, o valor arrecadado com a venda de ingressos foi revertido em prol da implantação e manutenção do Hospital de Amor em Sinop.
Com 70% das obras já concluídas, o hospital está em fase de acabamento, na região da avenida Bruno Martini, sentido ao aeroporto Presidente João Batista Figueiredo. O montante previsto para a conclusão do hospital é de cerca de R$ 32 milhões e já foram arrecadados mais de R$ 20 milhões.
Atualmente, a sede provisória do hospital já está em funcionamento, atendendo os municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, sendo, além de Sinop, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.
A médica e presidente do Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, Anna Yanai, ressaltou da importância dos exames preventivos. “É como se você usasse a máquina do tempo, o médico lá de Barretos usa muito essa expressão. Você deixa de tratar mulheres com a doença avançada, descobrindo a doença quando elas nem imaginam, quando está recente. Isso traz economia para o Estado, para as famílias. As mulheres são salvas, você tem chance de cura maior do que 95% quando se fala de câncer de mama”, afirmou.
Já o supervisor da unidade em Sinop, Heverton Costacurta, explicou que “confirmado o diagnóstico, encaminhamos as paciente até a referência para o tratamento. Atualmente, estamos encaminhando as pacientes para Cuiabá, porém e a pessoa quiser ir para Barretos, a gente viabiliza”.
Os atendimentos são 100% gratuitos e desde de outubro já foram realizados mais de 14,3 mil procedimentos. São feitos exames de ultrassonografia de mamas, biópsia, papanicolau (colo uterino), colposcopia, Cirurgia de Alta Frequência e consultas médicas.
São três unidades móveis, sendo um fixo em Alta Floreste e dois que atendem 26 municípios da região Norte e Médio Norte de Mato Grosso, incluídas nos Consórcios Públicos de Saúde Vale do Teles Pires, da região Norte Matogrossense e do Alto do Tapajós.