PUBLICIDADE

Setor madeireiro em Mato Grosso se mobiliza contra volta da classificação de madeira

PUBLICIDADE

Diretores do Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem), reuniram-se com o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira, e o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) para que o Estado não volte a exigir o procedimento de classificação e identificação da madeira transportada para outros Estados. Os empresários alegam que Mato Grosso é o único estado brasileiro que exigiiar esse procedimento, o que acaba tornando o estado menos competitivo e alegam perda de competitividade uma vez que o cálculo do ICMS sobre a venda das madeiras bruta e industrializada é feita a partir da classificação estabelecida pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea).

“Mato Grosso ficará em desvantagem em relação aos outros estados produtores de madeira, a exemplo de Rondônia e do Pará, devido aos altos impostos cobrados. Há casos em que alguns tipos de madeiras comercializadas nos estados vizinhos chegam a ser até 40% mais baratas que as daqui”, afirmou Fernando Zafonato, presidente em exercício do Cipem. Ele expôs que, durante reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) e o Indea, foi anunciado que, em 90 dias, será retomada a identificação da madeira em postos no Distrito Industrial (Cuiabá), e nos postos fiscais: Correntes, Alto Garças e Barra do Garças. 

A identificação de produtos florestais deixou de ser obrigatória em 2013, quando Dilmar Dal’ Bosco (DEM) liderou um movimento entre os parlamentares mato-grossenses pela revogação da Lei Complementar 235/2005, que determinava o procedimento de classificação rodoviária nas madeiras extraídas no Estado.

Oficialmente, o Estado ainda não se posicionou se o procedimento de classificação voltará a ser exigido.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Incêndio de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de...

Caminhonete capota após colidir com carro em Sinop

A batida ocorreu entre uma caminhonete Toyota Hilux e...
PUBLICIDADE