A 7ª edição da Parada da Diversidade Sexual e Cidadania Lésbica, Gay, Bissexual, Travestis e Transgêneros (LGBT) de Mato Grosso será amanhã, em Cuiabá. A organização do evento espera um público de 30 mil pessoas durante todo trajeto. Os participantes sairão às 14h da Praça Ipiranga, seguirão pela avenida Getúlio Vargas até a praça 8 de abril, onde terá o show nacional da cantora Simoni. O tema deste ano é “somos todos iguais”.
Segundo a presidente da Associação dos Direitos Humanos e Liberdade Lésbica (Libles-MT), Eva Virgínia da Silva, as pessoas que estiverem concentradas na praça Ipiranga, poderão conferir a feira da diversidade sexual, que estará montada no local, com estandes das Secretarias de Saúde, Cultura, fórum de Ongs, entre outras instituições.
O movimento LGBT é foco de trabalho do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate ao Racismo e Homofobia, que luta pela igualdade e eqüidade de direitos a todos os cidadãos vítimas de discriminação e preconceito, por orientação sexual.
O Centro está em atividade desde 2007, e é uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). A coordenadora Claúdia Cristina Carvalho acredita que a criação do Centro de Referência foi um marco para ações de respeito à diversidade sexual e direitos humanos no Estado. “Até então não tínhamos em política pública de Estado um local para que o segmento pudesse ser ouvido”, disse.