domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Setenta quilos de pescado são apreendidos em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apreendeu 70 quilos de pescado irregular e ganchos e anzóis sem iscas no município de Poconé, na região de Porto Jofre, divisa com Mato Grosso do Sul (MS), ontem. Ninguém foi preso. A ação foi realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

Conforme o superintendente de Fiscalização, major Gibson Almeida, as espécies apreendidas eram de pintado. Após a equipe identificar os pescadores, eles abandonaram o pescado e fugiram em duas lanchas. Os peixes foram encaminhados para o abrigo institucional Alice Costa que fica na cidade de Poconé. “Nós intensificamos a fiscalização na região do Pantanal com o objetivo de autuar também preventivamente”.

Mesmo fora do período de defeso da piracema, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela Lei Estadual nº 9.096/2009. Ela estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE