sexta-feira, 4/julho/2025
PUBLICIDADE

Sete processos de desapropriação de terras em MT podem ser anulados

PUBLICIDADE

Os 7 processos de desapropriação de terra apontados como fraudulentos pelo Ministério Público Federal na última operação da Polícia Federal podem ser extintos. Vai depender da confirmação das irregularidades a partir do trabalho feito pela auditoria no Incra em Mato Grosso. No total, 21 processos estão na berlinda, pois além dos citados, estão outros 14, que estão em trâmite e serão suspensos. O número ainda pode chegar a 200, que é o total de desapropriações feitas desde o ano de 2006 com vestígios de ilegalidades.

Segundo o procurador Mário Lúcio Avelar, dos 7 primeiros, cerca de R$ 7 milhões em indenizações fraudulentas já foram pagos aos proprietários, de um total avaliado em aproximadamente R$ 25 milhões. O dinheiro deverá ser recuperado judicialmente. A exemplo deste caso, outras ações serão ajuizadas no sentido de recuperar o dinheiro desviado. “São muitos milhões”.

O encaminhamento foi tomado durante reunião entre o procurado Avelar, o auditor chefe Emilson Roloff, Celso Lacerda e a procuradora Renata Dávila. Após o encontro, o procurador comparou a desorganização e falta de credibilidade da superintendência do Incra à atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que em sua avaliação “melhorou muito” nos últimos anos. “Nós acreditamos que a partir deste momento o Incra vai adotar as providências necessárias para normalizar a situação”.

Conforme o auditor chefe, a portaria que determinou a realização da auditoria estabelece que a conclusão dos trabalhos seja feita em 60 dias. No entanto, a finalização vai depender do andamento das investigações e do que for encontrado na apuração.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motorista é condenado por acidente que matou motociclista no Nortão

Um motorista foi condenado por homicídio culposo e lesão...

Audiência pública discute soluções atividade garimpeira no Nortão

Na noite desta quinta-feira, foi realizada em Peixoto de...

Acusado de executar homem com 17 tiros em Lucas será levado a júri popular

Um dos suspeitos de assassinar João Rafael Fernandes, de...

Mato Grosso tem 12 mil cadastros ambientais rurais validados em um mês

Com um mês vigente, o Cadastro Ambiental Rural (CAR...
PUBLICIDADE