A secretaria estadual de Segurança Pública capacitou, este mês, cerca de 583 servidores das forças de segurança e que deverão reforçar operações de fiscalização integrada da Lei Seca em Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Cáceres. Nos próximos dias, o treinamento será levado a Nova Mutum, Alta Floresta e Barra do Garças. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A qualificação vem sendo implementada através de atividades teóricas e práticas abordando legislação, técnicas de abordagem, segurança viária, educação no trânsito e o uso de novas tecnologias como ferramenta de apoio às fiscalizações. Uma das inovações implantadas durante a capacitação é a utilização de equipamentos de gestão de imagens nas abordagens, que servirão como prova em processos administrativos e criminais.
De acordo com a tenente-coronel Monalisa Furlan, coordenadora do GGI, os equipamentos trazem mais segurança para os agentes e para os cidadãos abordados. “Diante de qualquer dúvida, o equipamento pode ser consultado, garantindo mais legitimidade às operações. O uso das câmeras será exclusivo das operações Lei Seca e operado por profissionais posicionados estrategicamente para registrar toda a ação”.
A promotora de Justiça que atua em Sinop, Roberta Cheregati Sanches, também ressaltou a importância da iniciativa. “Infelizmente, em nossa cidade é comum o hábito de dirigir após o consumo de álcool ou outras drogas. As fiscalizações têm como objetivo romper esse comportamento e conscientizar os motoristas sobre os riscos. A capacitação dos agentes representa o compromisso da Sesp com a segurança viária e a melhoria do atendimento à população”, afirmou.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.