Os servidores públicos federais de Mato Grosso realizarão um ato unificado em protesto a falta de atenção do Governo Federal com as reivindicações dos profissionais de diversos departamentos que estão em greve a mais de um mês. O ato é nacional e, em Cuiabá, será na praça Ulisses Guimarães, em frente a um shopping, esta manhã. É aguardada participação não apenas dos profissionais cujos órgãos estão ligados ao sindicato, como também os demais e que também estão paralisados.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado (Sindsep), Roosevel Motta, aproximadamente 1,1 mil profissionais, de diversos departamentos, estão com os braços cruzados atualmente.
No Estado, a greve atinge o Incra, Funai, Dsei, Ministério da Saúde e Ministério da Agricultura, IBGE, Funasa, Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Federal e Policiais Federais, por exemplo e, ocorre para pressionar o governo a apresentar uma proposta que atenda ao conjunto das demandas do funcionalismo.
O governo tem o dia 31 de agosto para encaminhar ao Congresso Nacional projetos de lei com previsão orçamentária para 2013 e, com isto, Roosevel acredita que a proposta deve sair entre os dias 13 a 17, quando estão marcadas várias reuniões entre governo e profissionais em Brasília. Para o mesmo período, a Confederação dos Trabalhadores no Serviços Público Federal está organizando mobilizações, como um “acampamento de greve” e, marcha na Esplanada dos Ministérios, no dia 15 e, ambos com participação dos mato-grossenses, segundo representante estadual.
Nacionalmente, a greve alcança mais de 26 setores em 25 Estados e no Distrito Federal, informa a Confederação dos Trabalhadores no Serviços Público Federal.