Os funcionários do Departamento Estadual de Trânsito voltaram ao trabalho e foi retomada a expedição de documentos de veículos, CNHs, vistorias e demais procedimentos. A presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Veneranda Acosta, explicou que a categoria voltou ao trabalho, esta manhã, porque algumas reivindicações atendidas, mas continua contrária contra a terceirização da vistorias ambiental e veicular e uma lei que garanta repasses para a entidade mensalmente continuam. “Estaremos mobilizados e continuando a negociar com o governo sobre as condições de trabalho precárias do Detra, e nos posicionando contra a terceirização do setor de vistoria, já que isso representa também um ônus desnecessário e injusto ao contribuinte”, afirmou.
Veneranda fez um balanço da greve que durou mais de 20 dias considerando-a positiva, já que não cederam as ameaças de corte de ponto e nem a “abordagem coercitiva da Polícia Militar nas manifestações pacíficas. Nossa categoria saiu fortalecida do movimento, mais unida”, diz.
Os servidores tiveram atendidas a operacionalização do DetranNet por servidores, elaboração de um novo edital de concurso público, reestruturação organizacional do Detran, devolução de servidores cedidos para órgãos de origem, tudo com cronograma apresentado pelo governo. A assessoria informa que ficaram pendentes as pautas a liberação de recursos para o Detran previsto em lei e também a revogação da lei que prevê a terceirização da vistoria ambiental e veicular.