terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Servidores do Detran cruzam os braços esta semana em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os servidores do Detran decidiram paralisar as atividades por 24 horas aderindo ao Dia Nacional de paralisação e luta pelos direitos dos trabalhadores. A paralisação foi convocada pelo conjunto do movimento sindical em todo o Brasil para esta quinta-feira (29), em combate a alguns projetos em tramitação no Congresso e às reformas trabalhista e previdenciária.

No âmbito do Estado, o protesto também será contra o não pagamento integral do Reajuste Geral Anual (RGA), desde a aprovação na Assembleia Legislativa da lei de autoria do Poder Executivo que, segundo a categoria, “descumpriu o direito constitucional à revisão integral, em parcela única e na data-base. Já para a RGA do ano que vem o governo do Estado enviou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para a Assembleia Legislativa com ausência de previsão do índice que recomporá o subsídio dos servidores no ano de 2017”.

Daiane Renner, presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT), explica que a paralisação é também em protesto aos atrasos no pagamento do décimo terceiro salário, que vem sendo realizado pelo governo há dois meses e do salário de parte do funcionalismo estadual já anunciado para a folha deste mês. Os servidores também cobram melhoria das condições de trabalho e atendimento, “especialmente no que tange à estrutura e segurança, implementação das ações de saúde e segurança do trabalhador, publicação do manual de procedimentos e da nomeação dos aprovados no concurso público. Ao todo os prazos previstos no cronograma foram descumpridos um a um pelo governo”.

A ação unificada de sindicatos também se volta contra os projetos em âmbito federal, “tanto do setor público como do setor privado”. Entre as medidas estão o congelamento dos salários e dos investimentos nos serviços públicos pelo prazo de até vinte anos, a proibição da realização de novos concursos públicos e de nomeações, a elevação da idade para aposentadoria e da alíquota de contribuição previdenciária dos trabalhadores, a liberação da terceirização sem limites nos serviços públicos e nas empresas privadas, além da flexibilização de direitos trabalhistas como jornada de trabalho, férias, 13º, dentre outros. A paralisação de 24 horas dar-se-á em todas as unidades do Detran do Estado. Na sexta-feira (30) as atividades serão retomadas.

“Trata-se da defesa de direitos conquistados com muita luta pela classe trabalhadora. Aqui no Estado o governo já vem implementando essas medidas, mesmo antes da tramitação desses projetos, como foi o caso da RGA, a contenção de despesas essenciais para a prestação das políticas públicas, a suspensão de concursos e nomeações. Com a justificativa da crise governos de todas as esferas, independente do partido, estão tentando nos impor um retrocesso histórico nos direitos de acesso aos serviços públicos essenciais à toda a população e nos direitos trabalhistas. Nossa categoria sempre tomou posição e mais uma vez cumprirá o seu papel e estará nas ruas nessa importante data de unidade e resistência”, finaliza Daiane.

Os servidores do Detran e das demais categorias que aderiram à paralisação nacional se mobilizarão no dia 29, a partir das 8h, em ato público na Praça Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio em selaria no Mato Grosso danifica mercadorias  

O comércio de seleiros teve parte de estrutura destruída...
PUBLICIDADE