PUBLICIDADE

Servidores da área ambiental ainda não retomaram as atividades

PUBLICIDADE

Servidores da área ambiental ainda não retomaram suas atividades nos trabalhos de fiscalização e licenciamento ambiental. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou ontem (12) esses serviços essenciais e estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil caso não sejam restabelecidos imediatamente. Segundo o presidente da Associação dos Servidores dos Institutos do Meio Ambiente (Asibama), Jonas Corrêa, a categoria vai cumprir a decisão judicial, mas ainda precisa realizar uma assembleia para decidir os rumos do movimento depois da determinação do STJ. Em Mato Grosso são mais de 170 profissionais que aderiram o movimento – a maioria está lotada das unidades do Ibama em Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Juína e demais unidades.

A assembleia, de acordo com a Asibama, deve ocorrer no máximo amanhã (14) e terá o objetivo de discutir se as outras categorias, além das que foram obrigadas pela liminar do STJ, vão retomar suas atividades. "Vamos cumprir a decisão judicial, isso não há dúvida. Só que mesmo os que estão voltando precisam participar da assembleia para discutir o futuro das reivindicações", afirmou o presidente da Asibama em entrevista à Agencia Brasil.

Segundo Corrêa, os servidores da área ambiental consideraram "muito bom" o resultado obtido no STJ. Para eles, o governo não conseguiu acabar com as reivindicações da categoria. "Para nós, o julgamento de ontem foi muito importante porque seria cassado nosso direito de greve e não teríamos condições de continuar as negociações com o governo".

A principal reivindicação é o cumprimento total de um acordo feito com o governo em 2008 e que, segundo o Asibama, não foi totalmente cumprido. No acordo, os servidores receberam um reajuste que foi parcelado em três vezes – julho de 2008, de 2009 e de 2010, mas o governo não encaminhou a proposta de reestruturação da carreira ao Congresso Nacional.

O secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), José Milton, lembrou que o governo tem até 2 de julho para encaminhar as propostas ao Congresso, por isso as negociações devem ser retomadas imediatamente.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE