PUBLICIDADE

Servidor pode ser responsabilizado por falhas na fiscalização de contratos em MT

PUBLICIDADE

O fiscal de contratos administrativos pode responder nas esferas administrativa, civil (dever de ressarcir o dano) e criminal (caso a conduta seja tipificada como crime) por eventuais falhas no acompanhamento da execução do contrato. Foi o que alertou a Auditoria Geral do Estado (AGE-MT), por meio da Corregedoria Geral, em palestra, na última semana, aos fiscais de contratos da Secretaria de Estado de Saúde. No âmbito administrativo, a penalidade aplicada pode chegar à demissão, dependendo da conduta do fiscal.

Por isso, para evitar a responsabilização, o auditor do Estado Sildemar Alves destacou que o servidor designado como fiscal de contratos deve atuar efetivamente na fiscalização do fiel cumprimento das disposições contratuais assumidas pela empresa contratada, em todos os seus aspectos: avaliar a qualidade, atestar as quantidades, checar prazos de entrega, comparar preços etc.

Deve anotar em registro próprio as ocorrências, tomar as providências que lhe couber para correção das falhas detectadas e relatar aos seus superiores aquelas cuja solução fuja da sua competência.

Segundo Sildemar, esses são elementos que serão considerados em um eventual processo administrativo e que servirão de motivação para a rescisão contratual ou a aplicação de sanções às empresas contratadas.  “O fiscal deve adotar e registrar os atos necessários para garantir uma regularidade procedimental, técnica e de cronograma à atividade de fiscalização de contratos”.

O secretário-adjunto de Corregedoria Geral, Emerson Hideki Hayashida, salientou a importância da atividade para garantir a qualidade na gestão dos recursos públicos e a eficiência na prestação dos serviços à sociedade. “A fiscalização é extremamente importante para o Estado, pois são os fiscais que contribuem para que o serviço ou bem contratado seja executado ou entregue conforme o que foi determinado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Censo aponta que número de famílias chefiadas por mulheres cresce em Mato Grosso

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de...

Sinop prepara seletivo para contratar até 350 professores

O projeto de lei que prevê contratação de até...

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...
PUBLICIDADE