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Serviços essenciais lideram ranking de reclamações em MT

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Por mais um ano consecutivo, os serviços essenciais continuam a liderar o ranking de reclamações na Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon). Do total de 12.441 registros no órgão em 2009, cerca de 30% estão relacionados ao serviço de telefonia fixa, móvel e os problemas de fabricação do aparelho celular.

As cobranças indevidas e os problemas com as garantias do telefone são os principais motivos de insatisfação dos consumidores do Estado. A telefonia atinge assim, o primeiro lugar do setor de serviços essenciais e também a liderança no setor de produtos, o terceiro mais reclamado no Procon-MT.

Os bancos e os cartões de crédito, que compõem o segundo setor mais demandado no Procon, o de assuntos financeiros, foram também motivos de reclamações dos consumidores no ano passado. Os fornecedores do segmento foram responsáveis, respectivamente, por 974 e 913 registros no órgão em 2009.

A energia elétrica, outro assunto que integra o setor de serviços essenciais, assume a sexta posição dos assuntos mais reclamados no Procon-MT, com 908 registros. No ano passado, os problemas relacionados às contas de energia aumentaram em quase 50% em comparação com o mesmo período de 2008.

As financeiras ficaram em sétima posição do ranking, com 447 reclamações. Já os cartões de lojas, outra modalidade de cartão de crédito, tiveram 396 registros. Os principais motivos de reclamações contra estes fornecedores dizem respeito às cobranças indevidas/abusivas e as tarifas bancárias.

A água e esgoto e os provedores de acesso à informática ficaram em nona e décima posição do ranking. Em ambos, as cobranças abusivas aparecem como a maior reclamação dos consumidores. O ano de 2009 fecha com 40,15% das reclamações relacionadas a valores cobrados indevidamente ou não reconhecidos nas faturas mensais dos consumidores.

 

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