sábado, 18/maio/2024
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Serviços Essenciais lideram o ranking de reclamações do Procon-MT

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O Procon Estadual registrou 2.929 atendimentos em maio. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.835 registros, enquanto pelo atendimento online outras 1.094 reclamações em Mato Grosso.

No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 1.051 atendimentos. Liderando o setor, está a categoria “Energia Elétrica”, com 484 registros, seguido por “Água e Esgoto”, que teve 303 reclamações e “Telefonia Celular”, com 149.

Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 346 reclamações: 161 para a categoria “Banco Comercial”, 66 para “Cartão de Crédito” e 35 para “Cartão de Loja”.

A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 216 atendimentos, sendo 36 para “Telefone” (Convencional, Celular, Interfone, etc.), 29 para “Eletrônico Importado” e 19 para “Acessório para Aparelho Eletrônico/Pilha/Elétrico” (Agulha, fone de ouvido, bateria, etc.).

Já a área de “Serviços Privados”, com 169 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 35 procedimentos para a categoria “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior), 33 “TV Por Assinatura” (Cabo, Satélite, Etc) e 26 para “Estabelecimento Comercial” (Supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.).

A área “Saúde” aparece em quinto lugar, com 26 reclamações, seguida de “Habitação”, com 16 registros e 11 de “Alimentos”.

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 1.094 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 449 registros. Em segundo lugar, estão os “Serviços Financeiros”, com 411 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 123 registros.

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 38 reclamações. Em quinto lugar, aparece a categoria “Demais Produtos”, com 34 registros; em sexto lugar, a categoria “Transportes”, com 19 reclamações; na sétima posição está a área “Demais Serviços”, com 12 reclamações; e em oitavo, a área “Saúde”, com quatro registros.

A área “Água, energia e gás” apresentou três registros no site, já a categoria “Turismo/viagens” teve apenas uma reclamação. As áreas “Alimentos”, “Educação”, e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de maio na plataforma.

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