Questões financeiras foram as principais reclamações dos consumidores sinopenses e que resultaram na maioria dos processos administrativos feitos pelo Procon no ano passado. São 1.312 processos sobre este assunto, dos 3.195 casos ao todo. Em seguida, aparece os serviços essenciais, com 843. Processos administrativos partidos pela reclamação de produtos somaram 881; a de serviços privados foram 103; saúde resultou em 40; habitação 13 e, alimentos, 3.
Os números fazem parte de um relatório da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor. Comparado a 2009, houve pequeno aumento nos registros de processos administrativos. Na ocasião, foram 3.183. De acordo com o levantamento, de janeiro a junho, quando a unidade utilizava outro sistema de registro, foram feitos 1.543 procedimentos. No entanto, não eram classificados os segmentos mais reclamados. Já a partir de meados de junho, com a troca do sistema, foram registrados mais 1.640 procedimentos, sendo assuntos financeiros o mais reclamado: 620.
No ano passado, foram mais 18.311 consumidores atendidos, entre processos administrativos, orientações de forma presencial ou por telefone, além da realização de Termos de Ajustamento de Conduta. Em 2009, foram 9.101 consumidores atendidos. “Apesar do número crescente de consumidores atendidos pelo Procon para orientação, o número de registro de procedimentos administrativos aumentou em apenas 12, o que demonstra um conscientização por parte dos fornecedores que passaram atender os consumidores sem a necessidade de intervenção deste órgão de defesa”, destacou a coordenadora executiva da unidade, Ivete Mallmann, no relatório.