PUBLICIDADE

Serviço de verificação de óbito é cobrado por coordenador da Politec Sinop

PUBLICIDADE

O coordenador regional da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Leandro Valendorf, se reúne com o prefeito de Colíder, Nilson Santos, na sexta-feira (26), para discutir a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e Defensoria Pública. O sistema investiga casos de morte natural e ainda não existe em vários municípios mato-grossenses, contrariando a lei complementar 183, de 13 de julho de 2004.

Valendorf informou, ao Só Notícias, que em caso de morte natural (que não exige laudo médico) o serviço não é de responsabilidade da Gerência de Medicina Legal, da Politec de Sinop, e que esse serviço deve ser atendido pelos órgãos públicos, no caso, os hospitais. “Esse serviço [morte natural] deve ser assinado pelo médico que venha a prestar assistência ao paciente, ou seja, se estiver em regime hospitalar. Isso inclui também, pacientes ambulatoriais e domiciliar entre outros”.

Ele destaca ainda que mortes suspeitas, por exemplo, se foi por envenenamento ou não; ou violenta como os assassinatos e outros é de competência do Instituto Médico Legal (IML), pois a polícia exige o laudo que comprove tal crime.

A proposta também já foi encaminhada a Secretaria de Saúde de Sinop, UPA e demais unidades de saúde. No entanto, o responsável pela pasta, Manoelito Rodrigues, não respondeu aos pedidos do coordenador Leandro para que fosse implantado o novo sistema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE