PUBLICIDADE

Serviço de inspeção pode iniciar mês que vem em Nova Mutum

PUBLICIDADE

A Secretaria de Agricultura pode iniciar, em agosto, o Serviço de Inspeção Municipal de produtos feitos por agricultores familiares e que são comercializados no município, a exemplo de queijo, derivados, salame, mel e demais. Produtores interessados em receber as equipes agentes de inspeção deverão aderir ao SIM.

O intuito é atestar que o consumidor esteja adquirindo produtos de qualidade, dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e sem oferecer riscos à saúde. No entanto, o secretário Arildo José Marciano explica que deve haver aprovação do projeto – atualmente na Câmara de Vereadores. Estima-se que na volta do recesso parlamentar seja dada sequência à matéria.

“A partir daí, começamos nosso trabalho fazendo as inspeções junto aos produtores. Se eles tiverem condições liberaremos um carimbo comprovando que o produto pode ser vendido no município sem a vigilância apreender”, ressalva.

Arildo descreve que a abrangência do serviço de inspeção não se limitará apenas aos produtores residentes em Nova Mutum mas aqueles também dos assentamentos, a exemplo do Pontal do Marape. Conforme a secretaria, atualmente 1,4 mil famílias sobrevivem da agricultura familiar na região de Nova Mutum.

“Houve resistência de alguns produtores [para a implantação do serviço de inspeção]. No entanto, mostramos a eles que é melhor porque podem, inclusive, aderir ao Serviço de Inspeção Federal, ganhando com isto”, acrescentou Arildo José Marciano. Para assistir o maior número de agricultores, o poder público estuda, junto à categoria, a criação de cooperativas, associações, agroindústrias, como forma de organizar os produtores em comunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE