Preocupado com o período de seca que Sinop vai enfrentar nos próximos meses e já com a vasta experiência no assunto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop (SAAES) começa a preparar a equipe para conscientizar os consumidores a manter uma economia no consumo de água durante os próximos meses.
Com cerca de 22 mil residências abastecidas pelo fornecimento de água, o diretor do SAAES, Valdir Sartorelo, diz que agora é hora de conscientização de todos contra desperdícios, evitando, assim, a lavagem excessiva de calçadas, carros e até mesmo o grave problema que a autarquia enfrenta que é com os consumidores que molham as ruas sem pavimentação para evitar a poeira.
De acordo com Sartorelo, o abastecimento de água tratada em Sinop não é apoiado pelos rios que banham o município. A captação e armazenamento para tratamento baseiam-se em poços que retiram a água do lençol freático que, com a estiagem das chuvas, acabam diminuindo seu volume e, consequentemente, comprometendo a captação.
“Se a população praticar o uso indiscriminado que tende a aumentar pelo calor mais intenso e a falta de chuvas, teremos problemas sérios para que o abastecimento seja mantido sem comprometer as residências que são ponta de rede, ou seja, que ficam no final da linha de fornecimento”, revela o diretor.
Uma medida que vem sendo tomada há tempos e que Sartorelo revela intensificar nesses próximos meses é o combate a prática do furto de água. Eles, muitas vezes, fraudam o hidrômetro (relógio) ou ainda pegam a água antes que ela chegue até o medidor. O uso sem faturament instiga a pessoa a usar de forma indiscriminada e irracional, aumentando o consumo e comprometendo aqueles que têm consciência, pagam pelo fornecimento e economizam no consumo. Segundo o chefe do SAAES, essa prática – chamada “gato”- pode, em determinados casos, comprometer o abastecimento de água para pessoas que pagam pelo serviço.
O furto de água foi descoberto pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sinop, ainda no ano passado e, até que a autarquia não iniciasse seu combate vinha crescendo de forma assustadora.