Marcelândia (210 km de Sinop) voltou a ser notícia nacionalmente, desta vez, por ser o município que apresentou a maior votação proporcional de José Serra (PSDB) em todo o país e o fato foi destaque em um dos principais jornais brasileiro: O Globo. Segundo a reportagem, publicada no último domingo, 75,05% do total de 6.042 votos válidos foram destinados ao tucano.
A opção por Serra, segundo a reportagem, está entre o misto de admiração pelo candidato, “reprovação ao método do PT e a Dilma Roussef (atual candidata) e a rejeição de Marina Silva (candidata do PV que teve apenas 83 votos na cidade), devido a operação Curupira”, deflagrada em 2005 pela Polícia Federal, que identificou inúmeros madeireiros envolvidos na extração ilegal no Estado. Na época, Marina era ministra do Meio Ambiente e teve um “papel decisivo” no processo, conforme destaca o jornal.
O Globo aponta que Dilma Roussef obteve maior número de votos na cidade pernambucana de Calumbi, que conta com cerca de 7,6 mil habitantes, destes, estão aptos a votar cerca de 5,7 mil. No município, 94,4% dos votos válidos foram para Dilma. A escolha determinante se reflete na gestão do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e a “dependência” nos programas sociais como bolsa família, Programa de Agricultura Familiar (Pronaf) e outros.