A cobra muçurana ou cobra-preta (Clelia clelia), com aproximadamente 1 metro de comprimento, foi encontrada preso às carenagens de uma Honda Biz na região central de Gurantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O caso foi registrado, ontem à noite, pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo os militares, o réptil havia adentrado na estrutura frontal da motocicleta. Com isso, foi realizado o transporte do veículo até uma oficina mecânica e desmonte parcial com apoio de funcionários do estabelecimento. A serpente foi removida de forma segura, sem quaisquer ferimentos aparentes.
Posteriormente, foi acondicionada numa caixa de madeira e transportada até área de mata ciliar, onde foi devolvida à natureza.
A espécie, segundo o Instituto Butantan, não possui peçonha e é popularmente nomeada como “cobra do bem”, devido à sua dieta ofiofágica, isto é, alimentar-se de outros ofídios. Em seu ciclo de vida, costuma variar entre rotinas diurnas e noturnas, habitando áreas de mata rasteira ou fechada, nas imediações de rios e lagos. Outra característica notável é a alternância de sua coloração, indo de rosa-claro e laranja quando jovem até azul-escuro e preto na fase adulta, com até 2,5 metros.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.