Os desembargadores e juízes que compõem o pleno do Tribunal Regional Eleitoral acabam de eleger a desembargadora Serly Marcondes Alves presidente do TRE para os próximos dois anos, e o desembargador Marcos Machado, vice-presidente e corregedor. Eles entraram em acordo após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral anular o pleito anterior.
Na eleição anterior, Marcos Machado foi eleito presidente e, Serly, vice. Mas como ela exercia, na gestão anterior, a função de vice-presidente do TRE, não poderia ser reeleita. O Tribunal Superior Eleitoral determinou nova eleição. Serly estava apta a concorrer a presidência. Machado apresentou embargos ao TSE para concorrer a presidente. Hoje, houve consenso entre ele e Serly para definir o comando da corte eleitoral.
“Em nome de Deus, recebo este lugar (presidência)”, “consciente do que devo realizar aqui, com uma equipe, nunca andei sozinha. Mas, certo do que tudo, vou estar muito mais bem acompanhada e, com esta visão, tenho certeza que chegaremos ao final dessa gestão vitoriosos porque nosso Deus é vitorioso”. “Vou defender esse lugar com todas as forças do meu coração e não haverá divisão entre eu e meu vice-presidente e corregedor. Somos uma unidade e vamos chegar ao fim com uma gestão forte. Temos tudo para fazer o melhor e vamos fazer. O coloração dele é valente e o meu é forte. E Jesus será honrado e todos os homens e mulheres serão honrados”, discursou, emocionada, a presidente eleita.
A escolha, há pouco, foi por aclamação sendo dispensando escrutínio secreto. Em seguida, os eleitos fizeram juramento e foram empossados.