Cerca de 90 vagas em cursos gratuitos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) serão disponibilizadas para o setor automotivo, após a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) reunir com o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de Mato Grosso (Sindirepa) e atentar para a necessidade de atualização de profissionais.
As formações desenvolvidas pelo Senai serão executadas nas cidades de Cuiabá e Sorriso nas áreas de eletricidade automotiva, metrologia aplicada e diagnóstico em eletroeletrônica veicular.
O segmento automotivo mato-grossense gera 7.135 empregos diretos e contabiliza, de acordo com o Observatório da Indústria, 1.931 instalações, sendo 91,5% composto por microempresas. Cerca de 40% dessas indústrias estão concentradas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop.
Na avaliação do presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira (foto), essa é uma atuação estratégica e focada em segmentos industriais. É uma ação que não olha só para empresa, mas sim para o setor e todo encadeamento onde está inserido.
“A ideia é para que o setor possa construir dentro da reconhecida expertise das capacidades do Senai e das necessidades reais dos setores e segmentos econômicos da indústria em Mato Grosso. São soluções para as prioridades das empresas, mas principalmente impulsionadoras de resultados”, reforça.
O avanço da parceria entre as entidades também contribui para a expansão da operação da unidade do Senai Várzea Grande na área automotiva. A cooperação contribui com os profissionais que estão no quadro e auxilia na oferta de formações que a área demanda.
O diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, destaca que o setor da reparação automotiva passa por modernização tecnológica que estabelece a necessidade de requalificar os profissionais que já atuam no mercado.
“O motivo pelo qual o Senai está e estará cada vez mais próximo do Sindicato é para que possa ser o seu principal parceiro na atualização e na formação de novos profissionais. Precisamos melhorar a capacidade de resolver problemas e ampliar a produtividade nas oficinas automotivas”, pontua.
O presidente do Sindirepa, Reny Maltezo, reforça que a parceria com o Senai é de longa data e que estão estreitando os laços deste relacionamento para desenvolver os profissionais do setor automotivo.
“O Senai está desenvolvendo um centro de treinamento automotivo, melhorando a grade de curso na área de manutenção e o Sindirepa deseja contribuir. Hoje nós temos uma carteira de pouco mais de 100 associados, e queremos preparar esse pessoal. O Senai é o nosso suporte para isso”, conclui.
A mobilização para consolidar a parceria faz parte do Sesi Senai Negócios, o novo posicionamento estratégico e comercial criado pela instituição. Vivaldo Matos, assessor executivo para demandas setoriais, é o responsável por essa interlocução com os Sindicatos que compõem a Fiemt.
“O projeto abrange inicialmente o aperfeiçoamento em novas tecnologias para os profissionais que atuam nas oficinas automotivas, mas pode ser ampliado de acordo com a demanda do setor. O Senai trabalha para o aperfeiçoamento da mão de obra que está no mercado de trabalho”, pontua.
As inscrições iniciaram nesta segunda-feira e podem ser realizadas no Sindirepa até 22 de setembro. As vagas são ofertadas aos trabalhadores das empresas sindicalizadas e que se encontrem em dia com a contribuição do sindicato.