PUBLICIDADE

Seminário em Sinop vai apresentar dados sobre saneamento básico no Nortão

PUBLICIDADE

No dia 21 de outubro, em Sinop, está prevista a realização de um seminário em que o estudo sobre a situação precária do saneamento básico na Bacia do Xingu será apresentado e discutido por técnicos, prefeitos e representantes de entidades civis. A pesquisa foi articulada por organizações que participam da campanha ‘Y Ikatu Xingu, que tem o objetivo principal de proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso. Na região, sobretudo no Parque Indígena do Xingu, já foram registrados casos de intoxicação e mortandade de peixes por contaminação da água dos rios.

A situação do saneamento básico em 14 cidades da Bacia do rio Xingu é bastante precária e demanda investimentos, segundo diagnóstico concluído pelo Ministério das Cidades (MC), neste mês. Durante o evento, também serão debatidas as propostas e possíveis estratégias comuns entre governos federal, estadual e municipais para atender as demandas de saneamento ambiental na região.

Iniciado em junho, o estudo do MC abarcou Sinop e mais treze municípios com sede urbana dentro da Bacia do Xingu, abrangendo juntos uma população de cerca de 207 mil pessoas: Canarana, Querência, Feliz Natal, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Marcelândia, Cláudia, Santa Carmem, Santo Antônio do Leste, União do Sul, Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã e Ribeirão Cascalheira.

Entre outras conclusões, a pesquisa revela que só uma cidade, Sinop, possui aterro controlado para lixo, e mesmo assim ele é deficiente. Os outros municípios fazem a coleta, mas depositam seus detritos a céu aberto e sem nenhum procedimento especial. Além disso, em apenas três localidades – Gaúcha do Norte, Nova Ubiratã e Ribeirão Cascalheira – está sendo implantado sistema de tratamento de água e somente em Cláudia existe rede de esgoto, mas a sua manutenção foi classificada de inadequada. Para todos os municípios, foi indicada a necessidade de melhorias físicas e capacitação do corpo técnico dos servidores responsáveis pelo sistema de saneamento básico.

A boa notícia é que em nenhum dos municípios analisados foi identificado um índice abaixo de 67% da população urbana atendida por sistema de abastecimento de água. Este indicador varia de 67,9%, em Feliz Natal, até 100%, em Gaúcha do Norte. O estudo aponta ainda a necessidade de ampliação imediata do sistema de captação e distribuição de água na maior parte das localidades.

Segundo o levantamento, com exceção de Cláudia, todas as outras cidades utilizam fossas individuais e seria bom realizar um estudo mais aprofundado sobre a coexistência entre elas e poços artesianos. No caso da munutenção deste tipo de sistema, seria necessário que as prefeituras estruturassem serviços públicos de limpeza e coleta do lodo das fossas. Em Sinop, por causa do tamanho da população, é urgente a implantação de uma rede de esgoto.

Em relação ao escoamento de águas pluviais, em seis sedes municipais não existe sistema de drenagem e, nos outros locais, a cobertura deste tipo de infra-estrutura varia entre 10% e 50% da área urbana, mas ela é precária. O problema é considerado grave porque existem processos adiantados de erosão na região e também vários casos de alagamento de ruas.

“Assim como na maioria dos municípios da Amazônia, a situação do saneamento é dramática na Bacia do Xingu. O problema não afeta apenas a saúde da população, mas também o meio ambiente”, explica Daniela Jorge de Paula, assessora e analista socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), uma das organizações integrantes da campanha ‘Y Ikatu Xingu. Ela explica que hoje há um clima de diálogo entre os municípios e o governo federal para resolver o a questão na Bacia do Xingu no Mato Grosso de maneira compartilhada. “Isto é muito positivo e deverá resultar em ações concretas”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria adia interrupção no tráfego da estrada Chapada-Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) confirmou...

Trabalhador em condição análoga à de escravo é resgatado de carvoaria em Mato Grosso

Em ação de combate ao trabalho escravo contemporâneo, o...

Mulher que estava em moto morre após colisão com carro no Nortão

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma...
PUBLICIDADE