O 1° seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Norte do Mato Grosso está sendo realizado em Sinop, pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em parceira com a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Além de palestras com renomados pesquisadores em agroecologia, os 100 participantes fazem atividades de campo. Entre os inscritos estão agricultores familiares da região (Nova Ubiratã, Peixoto de Azevedo, Paranaíta e Nova Bandeirantes), técnicos de órgãos públicos, representantes de associações de classe, professores e 20 brigadistas formados pelo Ibama, este ano, para atuar na prevenção e combate a incêndios.
Para o gerente do Ibama de Sinop, Roberto Agra, discutir agroecologia é importante para a construção de alternativas econômicas ao gado e à soja. “É difícil construir essa alternativa sem capacidade técnica”, defende Agra. Os participantes do seminário terão a oportunidade de ouvir autoridades técnicas em agroecologia, como Francisco Roberto Caporal (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Antônio Carlos Machado da Rosa (UFSC) Diogo Feistauer, entre outros.
O seminário, que começou segunda-feira e termina amanhã, também conta com a participação de professores de Lucas do Rio Verde e Guarantã do Norte. O evento está sendo desenvolvido na chácara Shallon.