PUBLICIDADE

Seminário dá início a revisão de lei ambiental no Estado

PUBLICIDADE

O "I Seminário Participativo sobre Educação Ambiental no Estado de Mato Grosso" a ser realizado em Cuiabá nos dias 1º e 2 de agosto, envolvendo a sociedade cuiabana e várzea-grandense, dará inicio ao processo de consulta pública nos 141 municípios mato-grossenses a respeito da revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso. Esta foi uma das deliberações tiradas durante a segunda oficina de formação e integração da equipe-base que atua no processo de Revisão da Lei da Política Estadual de Educação Ambiental (EA) de Mato Grosso (Lei 7888/03), realizada no Auditório Jatobá do Parque Estadual Massairo Okamura, entre os dias 04 a 06 deste mês.

A oficina foi a segunda de uma série de três que serão realizadas na Capital. A primeira aconteceu em maio, no Auditório Pantanal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a terceira é preparada para o mês de setembro, quando todo o processo será avaliado e sistematizado.

O processo de revisão da lei da EA é conduzido por um grupo de 40 pessoas, que integram a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) de Mato Grosso e parceiros. A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Lívia Mondin, explicou que as oficinas permitem ao grupo a formação necessária antes de iniciarem o trabalho nos municípios de Mato Grosso, onde irão fomentar as discussões participativas e buscar sugestões que serão integradas à Lei da Política Estadual de EA.

"Neste momento, estaremos oportunizando aos atores envolvidos – representantes de instituições governamentais – Estado/Município; setor empresarial; instituições de ensino; sociedade civil organizada e comunidade em geral de todo o Estado, a revisão da Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso, num exercício democrático e participativo", explicou a superintendente.

Para Lívia Mondin, dessa forma, é oportunizado um espaço para que toda a sociedade participe, garantindo a continuidade, permanência e articulação do processo educativo com todos os indivíduos, grupos e segmentos sociais. "Nosso objetivo é a formação de cidadãos críticos, reflexivos, pró-ativos e responsáveis, com um valor inseparável do direito e do exercício de cidadania em prol da saúde ambiental".

A proposta de pensar num Sistema de EA para o Estado de Mato Grosso não se constitui numa tarefa singular, isolada do contexto histórico de formação do território mato-grossense. "Esse é um processo dinâmico de ação-reflexão-ação que permite rompimentos e continuidades, tendo em vista a transformação da realidade socioeconômica e ambiental coerente com os interesses da sociedade", ressaltou a superintendente.

Por isso a participação de diferentes atores que devem estar envolvidos e, ser ouvidos como instituições governamentais – Estado/Município -; setor empresarial; instituições de ensino; sociedade civil organizada e comunidade em geral, fim de que possam integrar o processo de enfrentamento de problemas, negociação de recursos, para a construção do estado da arte de Educação Ambiental em nosso Estado.

REVISÃO – O processo de revisão da lei e estruturação da Educação Ambiental teve inicio em 2008 quando a proposta começou a ser discutida pela CIEA, com a participação dos técnicos das Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Educação (Seduc). A ideia é regionalizar a legislação vigente.

Antes, porém, da estruturação de um sistema, é necessário indagar qual a concepção de educação ambiental a Superintendência de Educação Ambiental (Suea) e a CIEA objetiva adotar com a Lei 7888/2003. Este questionamento antecede à proposta apresentada e precisa ser amplamente discutida e compartilhada com os parceiros e a sociedade, daí a realização da consulta pública, por meio dos seminários.

O I "Seminário Participativo de Educação Ambiental em Mato Grosso" tem, portanto, como objetivo a revisão da Lei 7888/2003, que institui a Política Estadual de Educação Ambiental, bem como consolidar neste processo, o desenho do Sistema Estadual de Educação Ambiental.

A iniciativa é da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Mato Grosso (CIEA/MT), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental, e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação Ambiental, em parceria com o Ministério Público Estadual e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE