PUBLICIDADE

Semana nacional da conciliação começa hoje em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Começa hoje em todas as 79 comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso a 3ª Semana Nacional da Conciliação, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça. Até a sexta-feira, conciliadores dos juizados especiais e varas cíveis e criminais vão realizar audiências de conciliação com objetivo de solucionar conflitos de forma rápida, eficaz e pacífica, muitas vezes sem a necessidade de transformação em processos judiciais. As partes terão a oportunidade de decidir qual a melhor maneira para resolver a demanda judicial.

As audiências de conciliação acontecem nos fóruns e nas sedes dos juizados especiais, visando facilitar a locomoção das partes e o acesso aos locais de audiência. Este ano a expectativa da Comissão Permanente pela Conciliação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, organizadora do evento é que, com as audiências e a divulgação da conciliação como mecanismo de pacificação social, a sociedade se conscientize da importância da resolução dos conflitos pelo diálogo, de forma consensual.

Este é o terceiro ano que o Estado participa do movimento idealizado pelo CNJ. Desde o primeiro movimento, realizado em 2006, o Judiciário Estadual vem disseminando em todas as comarcas a cultura da conciliação como forma de oferecer ao cidadão uma possibilidade a mais para solucionar o conflito de maneira célere e eficaz. Durante a Semana da Conciliação, o expediente nos fóruns e juizados prosseguirá normalmente para atendimento ao público.

No último movimento estadual, realizado em setembro deste ano, a adesão foi de 71,7% das pessoas convocadas para uma das 5.372 audiências em 84 juizados especiais de Cuiabá. Do total de audiências designadas, os interessados compareceram em 3.856 audiências, sendo celebrados 1.287 acordos, ou seja 33,4% dos casos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE