A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen-MT) promove, hoje, com o apoio de parcerias, a XI Semana Estadual de Prevenção às Drogas. A incineração de drogas será a primeira ação do evento, que se estende até o dia 26 de julho em Cuiabá e interior do Estado.
A destruição das drogas apreendidas será às 15h, pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil, na fornalha de uma empresa, localizada na rodovia dos Imigrantes, km 2/3 no Distrito Industrial, em Cuiabá.
A XI edição do evento tem como tema “A melhor brincadeira é ficar longe das drogas”. A programação traz atividades temáticas que buscam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção às drogas. De acordo com a coordenadora Estadual de Políticas sobre Drogas, Ana Elisa Limeira, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas é o momento em que o Governo do Estado conclama a sociedade para discutir a questão da droga de forma preventiva, dentro das famílias e das instituições.
A delegada titular da Delegacia de Entorpecentes, Alana Cardoso, também considera a mobilização uma oportunidade para discutir e fortalecer a política de combate às drogas. Ela diz que o evento traz resultados positivos e mostra à sociedade as ações desenvolvidas pelo Estado e entidades não governamentais na prevenção ao uso e na repressão ao tráfico de drogas.
O secretário adjunto de Justiça, Genilto Nogueira, coordenador do Núcleo Gestor do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas, destaca que o evento integra uma das ações do Plano, lançado em 2011 pelo Governador Silval Barbosa, com o apoio de seis secretarias de Estado e instituições parceiras.
De acordo com Nogueira, todos os eixos desse trabalho estão avançando. Além das ações de prevenção e repressão, ele destaca o tratamento dos dependentes químicos. “O Governo do Estado já pagou 19 mil diárias de internação em 12 comunidades terapêuticas em Mato Grosso”.