quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema vai regulamentar campeonatos de pesca esportiva

PUBLICIDADE

Os campeonatos de pesca esportiva programados para Mato Grosso, a partir de hoje, só poderão ser realizados com autorização da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O decreto do Governo que regulamenta as competições esportivas foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (02/02).

Antes da regulamentação, cada município planejava sua própria competição sem nenhuma fiscalização do Estado. Agora, haverá o acompanhamento das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer e Desenvolvimento Rural. Os municípios com potencial turístico e interessados em realizar campeonatos de pesca terão que enviar a programação e o pedido oficial para ser avaliado pela administração estadual.

Para a Sema, é necessária a indicação de três locais possíveis para a realização do evento. Técnicos da secretaria farão uma vistoria in loco para verificar onde há o menor risco de impacto ambiental, pois os campeonatos envolvem embarcações e muitos competidores. O pedido deve ser feito com sessenta dias de antecedência. Após o documento ser protocolado na secretaria, a equipe técnica destacada para a vistoria terá um prazo de trinta dias para apresentar o resultado.

Na avaliação são observadas, além da questão ambiental, as condições para o acesso do público, quantidade de embarcações e os cuidados com a coleta e destinação do lixo produzido no local. Para tentar minimizar os impactos ambientais, a secretaria destinará técnicos ligados a Superintendência de Educação Ambiental para orientar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Na regulamentação está prevista que a pesca é essencialmente esportiva, ou seja, o peixe depois de capturado deve ser devolvido com vida ao rio. Para tanto, o pescador só deve utilizar linha de mão e anzol sem farpa. Ao participante também será exigido a carteira de pescador amador, emitida pela secretaria de Estado de Meio Ambiente ou Ibama.

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo, cerca de 40 campeonatos de pesca esportiva deverão ser realizados este ano em Mato Grosso, entre eles o Festival Internacional de Cáceres e o 3º campeonato Estadual de Pesca Esportiva (CEP), que será realizado pelo Governo do Estado, através da secretaria de Turismo. A atividade é apontada pela secretária, Yeda Marli Assis, como um dos atrativos para os turistas que visitam Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum fortalecerá revitalização de áreas verdes no meio urbano

A prefeitura vai abrir processo licitatório, dia 13, visando...

MP confirma aumento para penas de ‘mercenários’ em Mato Grosso

O Ministério Público informou, esta tarde, que três integrantes...
PUBLICIDADE