segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

SEMA utiliza método adaptado da Nasa para identificar desmates em período chuvoso em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente está desenvolvendo um método para identificar áreas em desmatamento mesmo em período chuvoso. Para enxergar através das nuvens, a equipe analisa imagens do Sistema SAR – Synthetic Aperture Radar, Sentinel – I a partir de uma metodologia de classificação adaptada da Nasa, agência americana de Administração da Aeronáutica e Espaço. As imagens estão disponíveis numa ferramenta pública.

A partir do novo método que auxilia a identificação de desmates, as equipes apreenderam, no primeiro mês do ano, 15 maquinários, entre tratores, máquinas agrícolas e caminhões utilizados no desmatamento ilegal na região amazônica. “Este é o resultado do trabalho da equipe que, desde 2019, se esforça para buscar novas metodologias, métodos e ferramentas para análises quantitativas de dados por detecção remota visando ter dados mais precisos para fiscalização e monitoramento ambiental”, avalia o superintendente de Fiscalização, Bruno Nascimento.

Durante operação realizada entre os dias 19 a 29 do mês passado, a SEMA, em parceria com Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e Polícia Militar fiscalizou quatro áreas nos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Marcelândia e Cláudia. Além das quinze máquinas, uma Toyota Hilux, duas niveladores e um correntão. As multas e polígonos embargados estão sendo calculados pela equipe de escritório.

As equipes também estiveram em Colniza, na reserva Extrativista Guariba Roosevelt e entorno. Na ação realizada pela Sema, Exército Brasileiro e Gerência de Operações Especiais foram apreendidas uma motosserra e duas armas de fogo. No total, foram embargados 150 hectares e aplicados R$ 825 mil em multas.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat tem primeira aluna formada aprovada como juíza federal

A egressa do curso de Direito da Unemat em...

Bombeiros auxiliam moradora em trabalho de parto em Sorriso

O Corpo de Bombeiros de Sorriso auxiliou uma moradora,...
PUBLICIDADE