Duas equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), da regional de Sinop, fizeram, neste final de semana, uma fiscalização no rio Teles Pires. De acordo com informações do diretor da unidade sinopense, Luiz Antônio Callegari, foram retirados do rio vários apetrechos utilizados para pesca predatória, como espinheis e tarrafas, por exemplo. Pescado irregular não foi apreendido.
O diretor ressaltou que a operação também teve outro objetivo importante: a conscientização dos pescadores sobre a obrigatoriedade do porte da carteira de pescador. Segundo Callegari, esta primeira ação foi apenas de conscientização e orientação. Nas próximas, o pescador que foi pego sem a documentação terá problemas.
Callegari explicou também que é obrigatório o porte da carteira para todos os pescadores que precisam realizar o transporte do pescado legalmente. Caso contrário, quem for pego sem o documento, além de perder os peixes, também poderá responder por crime ambiental e até ser multado (depende de cada caso). O diretor ressaltou que a Sema de Sinop e Polícia Rodoviária Federal vão intensificar as fiscalizações.