terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema resgata anta com ferimento grave na cabeça em Nova Mutum

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria estadual de Meio Ambiente resgatou, ontem, uma anta gravemente ferida, em Nova Mutum. O animal de mais de 100 quilos foi encontrado com ferimentos na cabeça, passou por cirurgia e está em recuperação em um amplo espaço, sob cuidados veterinários.

Conforme o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Fernando Siqueira, o animal é uma fêmea dócil, que circula entre as propriedades privadas da região. “Viemos até o local trazer medicamentos, pomada, faixas, e para prestar socorro a este animal. Avaliamos que este é um caso que requer alguns meses de monitoramento e cuidados até a recuperação”.

Com apoio de moradores locais, ela recebeu os primeiros cuidados da veterinária especializada em animais silvestres, Gabriella Iglesias, e a escolha dos profissionais foi manter o animal em recuperação em uma fazenda particular que a acolheu.

O transporte apresentava mais riscos do que benefícios, avaliou o veterinário Fernando Siqueira. Para ser transportado para Cuiabá, a anta precisaria ser sedada com risco de morte, haveria estresse e a mudança de habitat impactaria diretamente na sua alimentação, o que não colabora com a recuperação.

A cirurgia feita consiste na sedação do animal de grande porte e limpeza do ferimento para facilitar a cicatrização e evitar infecções. Os custos dos procedimentos veterinários serão cobertos pela Sema. Pelo ferimento, os veterinários acreditam que ela pode ter sofrido com um golpe de algo cortante, como faca ou facão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Após morte de cão, ANAC abre consulta pública sobre transporte aéreo de animais

A Agência Nacional de Aviação Civil abriu consulta pública...

Jiboia de 2 metros é capturada em área de obras no Nortão

Moradores avistaram a jiboia-constritora (boa constrictor) de aproximadamente 2...

Trabalhador cai de 8 metros de altura em construção em Sorriso

O trabalhador, de 29 anos, foi socorrido pelo Corpo...
PUBLICIDADE