Para fortalecer as ações de prevenção, preparação e resposta rápida às queimadas e incêndios florestais em Mato Grosso, de forma integrada, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) lança amanhã, uma série de seminários visando a prevenção e combate às queimadas. Em Juína e Confresa será no dia 23, em Aripuanã e Canarana dia 25, Nova Bandeirante e Paranatinga dia 27 e Sinop dia 29.
“Nosso objetivo é levar aos participantes conhecimento e orientações, além de discutir formas alternativas e experiências de superação do uso do fogo, sensibilizando as comunidades quanto aos riscos e prejuízos resultantes dessa prática”, explicou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes César.
O público alvo do evento são os agricultores, produtores, assentados, clubes de serviço, empreendimentos, organizações não governamentais, universidade, sindicatos e comunidades indígenas, nos municípios que integram os 15 consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental.
O coordenador do Grupo Especial de Prevenção aos Incêndios (GPCI), major BM Hector Péricles de Castro explicou que os seminários fazem parte do conjunto de 11 ações estabelecidas no Plano de Ações para a Prevenção as Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – MT 2008.
“O Plano de Ações tem como foco de atuação institucional, as atividades preventivas, de combate e de fiscalização. Nesse momento, quando iniciamos o período mais crítico para as queimadas o envolvimento dos órgãos governamentais e da sociedade civil organizada, em relação à prevenção e combate aos incêndios florestais é fundamental para que o Estado alcance a meta de redução do número de focos de calor”, salientou.