Servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizam fiscalizações, também à noite, durante o período proibitivo de pesca da piracema, que começou oficialmente, ontem, nos municípios circunscritos do escritório regional de Sinop. O diretor Luiz Callegari disse, ao Só Notícias, que antes, essas ações aconteciam geralmente de dia, o que oportunizava a pesca predatória no período noturno. Oito fiscais com reforço de quatro policiais militares percorrem os rios compreendidos entre a extensão do território sinopense e Nova Mutum, como Arinos, Teles Pires, Verde, Tartaruga e Renato.
Na piracema, a pesca é proibida devido a reprodução dos peixes, devendo ser feita somente por ribeirinhos, para subsistência. Há ainda a desembarcada, ou a de caráter científico, previamente autorizada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou pela Sema. No último período proibitivo, na região de Sinop, durante fiscalizações, foram apreendidos mais de 60 quilos de pescado e 230 pessoas orientadas. Não houve prisões.
Conforme Só Notícias já informou, o escritório de Sinop, abrange os municípios de Ipiranga do Norte, Santa Carmem, Vera, Sorriso, Cláudia, Feliz Natal, Nova Ubiratã, União do Sul, Tapurah, Itanhangá, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Itaúba.