A pesca durante o período da Piracema, que começou no último dia 06, em todo o Estado, pode resultar em multas e autuar pescadores amadores e profissionais por crime ambiental. A Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) deve iniciar, ainda esta semana, a fiscalização em rios do Nortão.
Segundo o supervisor Jackson Medeiros, até o momento não houve apreensão de materiais ou pescado irregular na região. Também foram feitas as vistorias nos estoques de estabelecimentos que comercializam peixes e não foram encontradas irregularidades.
A pesca na Piracema, que vai até o dia 28 de fevereiro, só está liberada para a subsistência de pescadores. Também só será permitida a pesca desembarcada, utilizando linha de mão ou vara com linha e anzol ou com barco a remo. Cada pescador terá direito a uma cota diária de 3 quilos, mais um exemplar.
Os peixes pegos neste período deverão obedecer as medidas mínimas autorizadas pela Sema. Para a cachara de 80 cm, dourado de 65 cm, jaú 90 cm, jurupoca 40 cm, pacu 45 cm, piau 20 cm, pintado 85 cm e piraputanga 30 cm. Na semana passada cerca de 400 quilos de peixes foram apreendidos em um supermercado de Lucas do Rio Verde, por ter feito a declaração de estoque fora do prazo.
15 municípios pertencem a regional de Sinop e estão sendo fiscalizados.