A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) instalou 40 placas de sinalização ao longo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães, Unidade de Conservação da Categoria de Uso Sustentável, que abrange porções dos municípios de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campo Verde e Santo Antônio do Leverger. Além de informações turísticas, as placas também mostram cuidados com a travessia de animais silvestres restrições para algumas atividades no interior da Unidade de Conservação.
Alguns dos locais onde foram colocadas as placas são: Balneário Mutuca e a Cachoeira da Mata Fria, Praça Dom Wunibaldo (área urbana de Chapada) e Distrito de Água Fria, onde o turista pode saber mais sobre a fauna e a flora da região, localização da unidade de conservação e atividades que são desenvolvidas no local. “É muito importante para a população ter mais informação sobre a importância da unidade, todos têm um papel fundamental na conservação da natureza, juntamente com a Sema”, explica a servidora da Coordenadoria de Unidades de Conservação, Simoni Ziober.
O recurso para a instalação dessas placas é proveniente de uma compensação ambiental, no valor de R$ 262 mil, relacionada a um empreendimento de transmissão de energia que passa pela APA de Chapada dos Guimarães.