A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) realizou esta semana a soltura de nove animais em uma área de 12 hectares localizada em uma propriedade rural no Distrito da Guia. Foram devolvidos à natureza duas araras Canindé, um urutau comum, um sagui, dois jabutis, um papagaio, um gavião e um periquito-de-encontro-amarelo. Todos eles passaram por cuidados médicos e por processo de reabilitação antes de serem soltos.
Conforme a Gerência de Fauna, as duas araras soltas foram resgatadas em Diamantino, a 183 km de Cuiabá. Elas foram encontradas no solo e apresentavam impossibilidade de voo.
Já o gavião veio de Rondonópolis, distante 215 km da Capital, e também estava debilitado. Ele foi resgatado pela 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental e entregue à Sema.
O urutau comum, ave de hábito noturno, foi resgatado em Tangará da Serra e, após avaliação médica, ficou sob os cuidados de uma guardiã por um período de aproximadamente dois meses.
O papagaio também estava sob os cuidados de um guardião, mas não se adaptou ao dividir o espaço com outros oito papagaios. “Ele não se adaptou ao bando, estava triste e não estava se alimentando, por isso achamos melhor ele ir para outro lugar”, destacou a médica veterinária da Sema e guardiã de animais silvestres, Ana Laura Karlinski.
A área para onde os animais foram levados é cercada com telas, o que impede a entrada de intrusos. Já foram encaminhados para o local outros animais reabilitados pela Sema, como uma tamanduá-bandeira, duas jandaias, um periquito, três corujas-buraqueiras, três papagaios, duas araras canindé e três jabutis.
Somente no primeiro semestre deste ano, o órgão ambiental já realizou a soltura de 177 animais, sendo 103 aves, 20 mamíferos e 54 répteis.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.