segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Sema embarga área em Mato Grosso onde houve desmate ilegal e aplica R$ 200 mil em multa

PUBLICIDADE
Só Notícias

A operação integrada embargou 40 hectares e apreendeu maquinário dentro de um assentamento, em Ribeirão Cascalheira (730 km de Cuiabá, região Araguaia), onde havia desmatamento em área de especial preservação. A ação conjunta teve participação da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Bombeiros Militar e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope)

A equipe flagrou o desmatamento em floresta nativa na terça-feira, foi aplicada uma multa de R$ 200 mil e apreendidos um trator esteira, implemento denominado empurrador florestal, assoprador e uma bomba de lubrificação. Foram desmatados 61 hectares dentro do Bioma Amazônico e a estimativa era que o desmatamento atingisse aproximadamente 80 hectares com previsão de preparação para enleiramento e, posteriormente, queimada do material lenhoso. A apreensão do maquinário evitou a continuidade da degradação.

As atividades de fiscalização ambiental, que incluem as ações de monitoramento e controle de crimes ambientas como desmatamento e exploração florestal ilegais, pesca predatória, caça ilegal, poluição causara por empreendimentos, dentre outros, seguem em pleno funcionamento durante a pandemia do Covid-19.

Desde 2019, por meio da Sema, o Estado de Mato Grosso é beneficiário da Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal (ferramenta) adquirida pelo Programa REM, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), com recursos da Alemanha e Reino Unido. Além das imagens diárias de alta resolução espacial, são disponibilizados alertas semanais de desmatamento e degradação da vegetação em toda a área do Estado. Os alertas permitem detectar desmates a partir de um hectare e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa.

A informação é da secretaria adjunta de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Grávida é hospitalizada após colisão entre moto e dois carros em Sorriso

O acidente envolvendo a Honda Biz, Toyota Corolla Cross...

Projeto para implantar estacionamento de caminhões em Lucas é detalhado para prefeito

O projeto do estacionamento para caminhões foi apresentado, ao...

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...
PUBLICIDADE