PUBLICIDADE

SEMA e polícia intensificarão ações em todas as regiões para punir quem desrespeitar período da piracema

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A coordenadoria de Fiscalização de Fauna da secretaria estadual de Meio Ambiente apresentou, hoje, aos representantes do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) a ações adotadas durante o período da piracema, que  começou na última segunda-feira (3) e a vai até 2 de fevereiro do próximo ano. As ações são reforçadas nos quatro meses de reprodução dos peixes e, com o apoio da Polícia Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e Polícia Civil, em todas as regiões de Mato Grosso.

Inicialmente é feito trabalho preventivo, terrestre e embarcado, para orientar pescadores e evitar que o peixe seja retirado da água durante o período de reprodução das espécies, como forma de garantir o estoque pesqueiro para o futuro. Também estão fiscalizando a pesca predatória e vistoriando estoques.

Na piracema 2021/22, a Sema vistoriou mais de 34 toneladas em estoque variados. Os pescados apreendidos foram entregues às autoridades competentes ou doados para instituições beneficentes, em casos permitidos pela lei.

A declaração de estoque foi até o último dia 3, no órgão ambiental, e o documento deve ser apresentado, durante as vistorias e fiscalizações das equipes da Sema, para garantir que o pescado não seja apreendido e o responsável multado.

Outra medida será a ação “repressiva, que visa multar, apreender equipamentos e veículos e conduzir à delegacia quem estiver cometendo crimes ambientais”, afirmou o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Alan Silveira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE