PUBLICIDADE

Sema e PM aplicaram R$ 6,8 milhões em multas em operações em MT contra garimpos clandestinos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e a secretaria estadual de Meio Ambiente aplicaram, no ano passado, cerca de R$ 6,8 milhões em multas por exploração ilegal de ouro. Durante o ano foram realizadas 16 operações integradas para a desarticulação de garimpos clandestinos.

Durante o período foram apreendidos 22 tratores, 7 caminhões e um trator esteira, como medida imediata de frear a degradação ambiental e descapitalizar infratores.

Conforme o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, Fagner Augusto do Nascimento, esta é uma das ações desenvolvidas pelo Batalhão para a salvaguarda dos recursos naturais, em parceria com o órgão estadual de meio ambiente. “As fiscalizações são realizadas tanto por denúncias, por requisição do Ministério Público, e em atendimento a pontos de alerta de desmatamento, onde é verificada a supressão de vegetação e nos deparamos também com o garimpo ilegal. A Polícia Militar tem um papel importante pois além da capacidade técnica, temos o aparato de segurança necessário para garantir o cumprimento da Lei”, destacou, através da assessoria.

Os alertas de desmatamento são emitidos pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que monitora todo o território estadual com imagens de alta resolução, com satélites planet. A ferramenta foi adquirida pela Sema em 2019, com recursos internacionais do Programa REM Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fogo destrói mercado no Nortão

Um incêndio, esta manhã, destruiu um mercado, em Nova...

Sepultado em Juara jovem que morreu em rio no Nortão

O sepultamento de J.V.C.S, de 15 anos, foi...

Motociclista morto em acidente na 163 será sepultado em Nova Mutum

Graciano Francisco dos Santos, de 40 anos, será velado,...
PUBLICIDADE