PUBLICIDADE

Sema e parceiros resgatam 44 aves vítimas de maus-tratos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e instituições parceiras resgataram 44 aves vítimas de maus-tratos de uma propriedade particular localizada em Tangará da Serra. A ação foi realizada pela unidade regional da Sema no munícipio, em parceria com a Polícia Civil e o Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Os animais foram encaminhados para a ONG Universo Verde. O valor da multa aplicada supera R$ 13 mil.

Há suspeitas de que o proprietário realizava rinha com os animais, o que é proibido com base no Decreto Federal nº 50.620, de 18 de Maio de 1961. De acordo com o gerente da regional da Sema, Jeferson Zucchi, foram encontrados na propriedade 24 galos, três galinhas, sete frangos e 10 pintinhos, além de 16 frascos de remédios, dos quais a maioria de medicamentos para tratar problemas de infecção. Jeferson explica que o trabalho de fiscalização e monitoramento do local iniciou em dezembro de 2015 e após o relatório final da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) ficou constatado que os animais sofriam maus-tratos.

O laudo da Politec identificou que as aves estavam machucadas, algumas sem esporas, depenadas e com lesões em processo de cicatrização. Outras apresentavam cegueira e dificuldades de se locomover. Segundo Jeferson, durante a vistoria no estabelecimento, as equipes encontraram irregularidades na construção, no cercamento e no sistema de alimentação dos bichos, como falta de higiene e de ventilação no espaço de confinamento. “As gaiolas eram pequenas demais, fora das condições técnicas recomendadas pelo ministério da agricultura de criação familiar de aves”.

A ONG Universo Verde é uma entidade sem fins lucrativos que há 16 anos realiza em Tangará da Serra trabalhos em defesa do meio ambiente, dos direitos do cidadão e dos animais. A ONG recebe animais silvestres, domésticos e até exóticos para recuperação e soltura no caso dos silvestres e manutenção permanente nos casos dos demais.

Esses e outros crimes ambientais podem ser denunciadas por meio da Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838; no site da Sema, por meio de formulário; ou ainda nas unidades regionais do órgão ambiental. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Programação teatral começa hoje Alta Floresta

Alta Floresta recebe desta quinta até sábado (20) a...

Arara com ferimento na asa é resgatada em Lucas do Rio Verde; 2º caso na semana

Militares do Corpo de Bombeiros resgataram uma arara-canindé adulta...
PUBLICIDADE