O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) iniciaram, ontem, à operação conjunta Arca de Noé, voltada à proteção e ao resgate da fauna silvestre, com foco especial nas áreas que forem afetadas por incêndios florestais, queimadas irregulares e desmatamento no Estado.
Equipes especializadas, que incluem médicos veterinários, farão o monitoramento constante das regiões impactadas, com o objetivo de minimizar os danos ambientais causados pelo fogo e pela degradação do habitat natural. A operação inclui ações de resgate de animais feridos ou em risco, além da destinação adequada para um novo local seguro ou para tratamento e reabilitação, se necessário.
O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes explicou que essa é a primeira vez que uma operação conjunta desse tipo é realizada de forma estruturada e contínua. Em anos anteriores, a atuação do Corpo de Bombeiros Militar se dava apenas por meio de apoios pontuais às ações de resgate conduzidas pela Sema. Agora, com a integração das equipes desde o início, o trabalho ganha mais alcance, agilidade e eficiência no resgate e na proteção da fauna silvestre.
Nesta fase inicial, as equipes atuarão no acompanhamento e no mapeamento das áreas afetadas em todo Estado, com atenção especial ao bioma Pantanal, que é uma região com rica diversidade de fauna e cujas características naturais favorecem a rápida propagação do fogo.
“Neste primeiro momento, realizamos o monitoramento e o acompanhamento das áreas afetadas. Nas grandes operações, especialmente em casos de incêndios de grande proporção, percorremos as regiões queimadas em busca de animais que, porventura, tenham sido atingidos pelo fogo, estejam feridos, debilitados ou em risco”, explicou o comandante.
Além da capacitação dos profissionais que atuam diretamente nessa proteção, a Sema está realizando cadastro de voluntários que tenham interesse em atuar no resgate, manejo e destinação dos animais silvestres em Unidades de Conservação geridas pelo órgão ambiental. Informações sobre como se voluntariar estão disponíveis no site da Sema.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.