PUBLICIDADE

SEMA divulga lista com 14 rios próprios para banho em Mato Grosso; sete reprovados

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Ronaldo Mazza/arquivo))

Quatorze das 20 ‘praias’ da Baixada Cuiabana foram consideradas próprias para banho, segundo análises da equipe técnica do Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar, da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As análises fazem parte da campanha de balneabilidade, que verifica a qualidade das águas dos rios para recreação primária, que é o contato direto e prolongado com a água. Foram analisados rios em Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Jaciara e Nobres. Todas fazem parte da campanha de balneabilidade da Bacia do Paraguai, que analisou também uma praia em Barra do Bugres.

No município de Cuiabá, oito praias foram classificadas como próprias: rio Mutuca, rio Claro, rio Paciência na Salgadeira, a Ponte de Ferro e Comunidade Coxipó do Ouro no rio Coxipó, o Balneário Soberno na Comunidade de Aguaçu e a Ponte de Ferro da Guia no rio Coxipó Açú.

As praias dos rios Claro e Paciência foram classificadas como excelentes, a do rio Mutuca como satisfatória e as do rio Coxipó e Coxipó Açú como muito boas. No rio Cuiabá, foram também classificadas como próprias as praias da Passagem da Conceição e das Veredas, em Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger, respectivamente. Ambas as praias foram classificadas como satisfatórias.

Em Chapada dos Guimarães, foram consideradas próprias a Cachoeira da Martinha, no rio da Casca, e o Lago do Manso (Marinas). A primeira considerada satisfatória, e a segunda excelente. Ainda foram considerados como próprios para banho o rio Tenente Amaral (Água Jaciara), em Jaciara, e o Aquário Encantado, no rio Salobra, em Nobres. A praia de Jaciara foi classificada como muito boa, e de Nobres como Excelente.

Das 7 praias consideradas impróprias para a recreação de contato primário, seguindo as normas da Resolução CONAMA nº 274/2000, 3 são no Rio Cuiabá – Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá; Bonsucesso, em Várzea Grande, e Praia de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger. As outras 4 impróprias são Cachoeirinha, no rio Coxipozinho, em Chapada dos Guimarães; Cachoeira da Mulata, no rio Tenente Amaral, em Jaciara; Balneário Estivado – Bom Jardim, no rio Estivado, em Nobres e rio Paraguai em Barra do Bugres.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE