A Unidade Regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Guarantã do Norte, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou operação na sexta-feira para retirar os motores de seis balsas de garimpo que agiam nos rios Peixoto e Peixotinho. O diretor da unidade regional, Fábio Zonta, explicou que essa era uma briga antiga da fiscalização. “Nós apreendíamos as balsas mas, como não tínhamos equipamento adequado para retirar e transportá-las, ou pelo menos os motores, os garimpeiros voltavam a agir”. Agora, com o apoio do Ministério Público foi possível coibir a atuação de forma ilegal.
Participaram da operação sete fiscais da Sema e três policiais militares. Zonta contou que a equipe percorreu os rios para localizar as balsas de garimpo a pedido do Ministério Público Estadual de Peixoto de Azevedo. O problema, segundo ele, é que ao ouvir os motores dos barcos utilizados pela equipe da Sema, os garimpeiros avisados por “olheiros”, acabam se escondendo nas margens dos rios.
“As balsas foram apreendidas e os motores foram retirados e depositados em propriedade particular a pedido da promotoria. O valor da multa foi de R$ 100 mil por balsa”, contou Zonta ao garantir a continuidade das ações de fiscalização nos rios da região.
Segundo Zonta, informações de garimpeiros indicam que existem mais balsas trabalhando ilegalmente nos Rios Peixoto, Peixotinho,Teles Pires e Nhandu.