Portaria de número 022, de 5 de março, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado, institui a criação da Câmara Técnica Florestal (CTF), que tem como finalidade a discussão, avaliação, proposição e deliberação de estudos e diretrizes técnicas, para melhoria da política florestal em Mato Grosso, em caráter deliberativo.
Ela será formada pela participação de entidades como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ibama, Federação das Indústrias (Fiemt), Famato, UFMT, Unemat, Cipem, Associação de Reflorestadores de Mato Grosso, Associação dos Engenheiros Florestais e dos Engenheiros Agronicos.
Segundo a portaria, a CTF será constituída por representantes titulares e suplentes, indicados pelas entidades. A estrutura organizacional divide-se em presidência, coordenação-geral, secretaria executiva, comissões temáticas. A presidência ficará sob responsabilidade da Sema. Já a coordenação, por um membro eleito por meio da maioria simples de votos.
As deliberações da Câmara Técnica Florestal serão encaminhadas à Sema, por meio de resolução, para que seja implantada no âmbito da gestão florestal de Mato Grosso. A publicação é assinada pelo secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan.