quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

SEMA começa fazer aceiros para evitar queimadas em área onde será construído Jardim Botânico

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Tchélo Figueiredo/assessoria)

A secretaria de estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Batalhão de Emergências Ambientais, iniciaram, ontem, a construção de aceiros mecânicos para prevenir o surgimento de focos de incêndio no entorno da área onde está prevista a construção do Jardim Botânico de Mato Grosso. A retirada de vegetação é feita com maquinário pesado, sem uso do fogo. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado está desempenhando o importante papel de investir na prevenção com aceiros em vários pontos estratégicos do estado, incluindo o Pantanal, e a Transpantaneira.

“Esta é mais uma ação preventiva do governo de Mato Grosso para evitar incêndios, desta vez, na área urbana, e que tanto prejudica a saúde da população cuiabana, e várzea-grandense. O objetivo é eliminar fatores que possam trazer riscos e incêndios florestais nesta área”, explicou a gestora, através da assessoria.

Conforme a secretária, a efetivação do Jardim Botânico do Estado está em fase de elaboração de projeto executivo, e será mais uma obra entregue pelo governo para ser um espaço de lazer da população mato-grossense. A área que está recebendo os aceiros fica na Avenida Antártica, em Cuiabá.

Com o aceiro mecânico, as equipes formam o que chamam de “linhas de defesa”, uma barreira natural, sem vegetação e biomassa que alimenta as chamas, por onde o fogo não passa.

A medida antecede o período proibitivo do fogo, que começa no dia 1º de julho em todo o estado, após antecipação em 15 dias por decreto estadual. Com o decreto, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais até 30 de outubro. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE