A regional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) de Alta Floresta apreendeu 40 quilos de pescado durante o período da piracema, que encerrou ontem. A diretora da unidade, Karyn Daniela Gomes, destaca que o trabalho de educação ambiental realizado no início surtiu efeito na região. Foram distribuídos folders educativos e explicativos para a população, alertando para as proibições e punições.
A maior parte do pescado apreendido foi das espécies Pacú e Pintado. A regional também apreendeu espinheis (fio com anzol na ponta que atravessa o rio), material proibido. Karyn destaca ainda que a fiscalização foi intensificada nos cinco municípios da jurisdição da regional, sendo Apiacás, Carlinda, Paranaíta, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde. “Notamos que o povo está respeitando o período de proibição, pois várias fiscalizações foram realizadas em diversos pontos e foi apreendido pequena quantidade de pescado”, ressalta a diretora.
A diretora da regional informou que todo o pescado apreendido será doado para associações filantrópicas do próprio município.