A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) divulgou hoje o balanco de uma operação de combate à extração mineral ilegal em Paranaíta e Carlinda, deflagrada na semana passada. A ação foi realizada por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos, com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil e resultou na apreensão de máquinas e na aplicação de aproximadamente R$ 400 mil em multas.
A fiscalização atendeu às denúncias formalizadas na ouvidoria setorial da Sema e os alertas de degradação ambiental. Cinco alvos foram vistoriados. Em todos, foram constatadas atividades ilegais de extração mineral aurífera, sem qualquer tipo de licença ou autorização ambiental.
Foram apreendidos quatro motores estacionários acoplados a bombas d’água (dragas), uma escavadeira hidráulica e 2,5 mil litros de óleo diesel. Os equipamentos, motores e escavadeira, foram entregues ao município de Paranaíta, que ficou responsável por sua guarda na condição de fiel depositário. Já o combustível foi doado à Secretaria Municipal de Obras, para uso em serviços públicos.
Além da ausência de licenciamento ambiental, as áreas fiscalizadas atingiram cursos d’água e Áreas de Preservação Permanente, causando degradação ambiental. Os empreendimentos foram embargados e autuados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.