segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

SEMA apreende maquinários utilizados para desmatar em unidades de conservação em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Estado de Meio Ambiente, em parceria com a Gerência de Operações Especiais, realizou operação nas Unidades de Conservação Reserva Extrativista Guariba Roosevelt e na Estação Ecológica do Rio Roosevelt, localizadas nos municípios de Colniza e Aripuanã (00 e 00 quilômetros de Cuiabá, respectivamente). A operação começou do dia 31 e terminou, hoje.  Nesta ação, foram apreendidos três barcos de alumínio, quatro motores de popa, sete maletas com instrumentos de pesca, sete carretilhas, nove molinetes, 42 varas de pesca. Os suspeitos foram encaminhados à delegacia.

Os fiscais apreenderam e removeram caminhões, tratores, barcos e varas de pesca utilizados em crimes ambientais nas Unidades de Conservação. A operação contou com o apoio da Fundação Nacional do Índio e da Delegacia do Meio Ambiente.

Na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt foram apreendidos um trator com lâmina e guincho e um caminhão prancha, que foram utilizados na derrubada de arvores e limpeza do solo, caracterizando o crime ambiental.

Os maquinários de porte médio e pesado e outros acessórios rurais flagrados na prática de crimes ambientais passaram a ser removidos do local no ano passado, efetivando a responsabilização, já que a apreensão de bens promove a descapitalização do infrator. O serviço de disponibilização de caminhões pranchas para retirada dos bens tem recursos do Programa REDD+ para Pioneiros.

Na ação de monitoramento na Unidade de Conservação Estação Ecológica do Rio Roosevelt a equipe de fiscalização encontrou no interior da área protegida instrumentos próprios para pescaria como como barcos, varas, molinetes, linhas e anzóis.

De acordo com legislação Federal é crime adentrar em Unidade de Conservação conduzindo substâncias ou instrumentos próprios para caça, pesca ou para exploração de produtos ou subprodutos florestais e minerais, sem licença da autoridade competente, quando está for exigível.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE